Sangue ao passar fio dental: o que pode ser? Descubra!

Você já foi fazer a higiene bucal, e no momento em que passou o fio dental, a gengiva acabou sangrando? Pois é, isso pode ser indício de que algo está errado! Para manter o sorriso bonito e saudável, é preciso seguir uma rotina de cuidados com a boca, removendo as impurezas e evitando a propagação de bactérias na cavidade. No entanto, durante o processo de profilaxia, algumas pessoas sofrem com sangue ao passar fio dental.

Neste post, você vai entender por que é preciso usar fio dental e quais são as possíveis causas de sangue ao passar o filamento entre os dentes — desde gengivite até inflamação bucal, por exemplo.

E ainda, você vai compreender a importância de procurar ajuda especializada para tratar problemas bucais e voltar a sorrir sem medo.

Boa leitura!

Por que é preciso passar fio dental?

Sem dúvidas, o uso correto do fio dental é importante para manter a saúde bucal do paciente. O motivo é que esse produto remove a placa bacteriana — película pegajosa formada por bactérias presas à superfície dentária — e os restos de alimentos que ficam em lugares onde a escova dificilmente consegue chegar, a exemplo da linha da gengiva.

Sangue ao passar fio dental é comum?

É verdade que alguns pacientes relatam a presença de sangue na boca após o uso de fio dental. Mas não é comum aparecer um sangramento na boca, devendo o sintoma ser investigado pelo dentista. Após o exame, o profissional consegue diagnosticar o problema e indicar um tratamento para a pessoa.

Quais são as possíveis causas de sair sangue ao passar o fio dental?

Você sabe que sangramento após o uso de fio dental não é comum. Mas quais são as principais causas desse problema?

Veja as que separamos para você entender melhor desse problema!

Gengivite

Gengivite é a infecção do tecido gengival causada, em geral, por má higiene bucal. Além de contribuir para a ocorrência de sangue ao passar fio dental, essa doença pode evoluir para a perda do dente, deixando a gengiva retraída, sensível e inchada.

Inflamação

O sinal de sangramento na boca pode indicar, também, alguma inflamação na estrutura dentária, em decorrência, por exemplo, da proliferação de bactérias que se alimentam de restos de alimento entre os dentes.

Uso incorreto do fio dental

Por fim, outra causa de sangue na boca é o uso incorreto de fio dental, que pode danificar o tecido bucal, deixando lesões na linha da gengiva e no espaço entre os dentes.

Por que é importante buscar tratamento?

Até aqui, você já sabe que sangue ao passar fio dental pode indicar vários problemas. Por isso, ao notar esse sintoma, é preciso buscar ajuda especializada. O motivo é que, no consultório, o dentista examina o seu quadro clínico pessoalmente, indicando um tratamento adequado para o paciente.

Agora você sabe o porquê de sair sangue ao passar fio dental e que isso não é normal, podendo indicar uma série de problemas odontológicos. Em todo caso, é importante realizar a correta limpeza dental, higienizando a cavidade após as refeições, realizando visitas regulares ao dentista.

O conteúdo foi útil? Continue se informando com dicas que ajudam a manter o sorriso mais bonito e saudável.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Agende agora sua avaliação!

Preencha o formulário para nossa equipe entrar em contato!

Insira seus Dados
Fique tranquilo(a)! Não enviaremos spam ou compartilharemos seus dados! :)
COMEÇAR CONVERSA
Posso ajudar?
Olá! 👋
Gostaria de mais informações?
Entre em contato com nossa equipe.